CÍRCULO MONÁRQUICO DE CURVELO


Marechal Rondon

 

José Emílio Ferreira Soares

 

O Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, que completaria 150 anos neste mês de maio, recebeu o título de Herói da Pátria, pelos nobres serviços prestados ao país. Ele foi desbravador dos sertões do Brasil, pacificador de inúmeras tribos indígenas brasileiras, além de implantar as linhas de telégrafo, pelo ainda desconhecido norte do Brasil. Ele emprestou seu nome ao Estado de Rondônia e ao importante Projeto Rondon, de repercussão internacional.

 

Recentemente, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou este projeto de lei, conferindo-lhe este título em caráter terminativo, o que passou praticamente despercebido pela maioria da população brasileira. Esperamos que logo seja convertido em lei.

 

A cidade de Curvelo teve, durante muito tempo, uma bela avenida Marechal Rondon, que partia da Vila de Lourdes até o Bairro Bela Vista. Foi uma justa e sensível homenagem prestada pelos munícipes curvelanos ao ilustre brasileiro. Entretanto, assim que ela recebeu asfalto, a Câmara Municipal de Curvelo, como sempre, com seu puxa-saquismo e falta de conhecimento histórico, aprovou a mudança do nome para avenida Renato Azeredo, nome de um deputado de Sete Lagoas, do antigo PSD, que era sempre eleito com os votos de Curvelo, (seu curral eleitoral), a quem o povo curvelano não deve favor e nenhuma obrigação.

Porém, nem tudo está perdido. Cabe aos moradores da referida avenida, a iniciativa de requerer à Egrégia Câmara Municipal a restauração do seu nome primitivo: Avenida Marechal Rondon. Como “o poder emana do povo”, a autoridade, portanto, cabe aos munícipes, aos quais os políticos devem respeitar.

Em Curvelo acontecem coisas do arco-da-velha!...

       

 

 

 



Escrito por Curvelo Imperial às 10h10
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
Outros sites
  Casa Imperial do Brasil
  Grupo Correio Imperial
  Grupo Monarquia do Brasil
  Círculo Monárquico de Fortaleza
  Círculo Monárquico de Belo Horizonte
  Círculo Monárquico de Pernambuco
  Monarquia Barra Bonita
  Monarquia Vale do Paraiba
  Círculo Monárquico de Ponta Grossa
  Folha Imperial
  Manifesto
  Causa Imperial
  Real Associação de Lisboa
  Monarquia on Lline
  Instituto Cultural D. Isabel I, a redentora
  Círculo Monárquico do Rio de Janeiro
  Círculo Monárquico do Cariri
  Ecopolítica
  Sumidoiro's Blog
  Vatican: the Holy See
  Monarquia Já
  Diretório Monárquico do Brasil
  O Resgate FEB
  DOCS do Sumidoiro
  Majestatis
  Caixa da Memória
   blogdomariobh.blogspot.com.br.
Votação
  Dê uma nota para meu blog